Beta-readers de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Beta Readers para conto Fantasia/Romântico - Veritax

2 participantes

Ir para baixo

 Beta Readers para conto Fantasia/Romântico - Veritax Empty Beta Readers para conto Fantasia/Romântico - Veritax

Mensagem por Ricardo Ter Set 01, 2020 7:33 pm

Olá a todos os participantes!


O meu nome é Ricardo Boavida. Entre as coisas que mais gosto nada supera o imaginar.
Dês de miúdo fascinado por cenários mágicos, e contos medievais. A primeira saga que li foi "Harry Potter", e dês de então nunca mais consegui parar. Isto até a vida me afastar da leitura por uns bons anos os chamados "anos loucos".
Depois entrei no gigante mundo da informática, onde literalmente naveguei "follow the white rabbit", durante uns belos anos.
Recentemente obtive a oportunidade de recuperar leituras perdidas e decidi concluir a "Saga da Herança" de Paolini, que tinha ficado no primeiro livro. Ao ler o ultimo livro (o ultimo é sempre o melhor dizem), apesar de não desiludir num contexto geral, desiludiu-me a bastante o final “forçado”.
Essa ideia de uma história tão boa acabar tão mal levou-me a pensar recursivamente em vários fins. Coisas completamente sem nexo algum, diga-se de passagem, mas no meio de tanta porcaria, uma epifania acabou por me incentivar.


Sobre a história não vou dar spoilers, mas dragões, feiticeiros, lobisomens, vampiros e todo o tipo de criaturas mitológicas foram parar à história, excluindo o típico clichê de elfos, duendes e orcs.


Fora o conceito da criação de criaturas, houve também uma necessidade de separar recipientes mágicos [Feiticeiros, Bruxos, Druidas], tal como a diferenciação de encantamento e feitiço. Para isso usei o conhecimento informático que adquiri.
Basicamente um feitiço funciona como uma instrução simples, já o encantamento é um algoritmo, mais ou menos complexo, que junta uma série de instruções numa lógica condicional de forma a repetir instruções mágicas em determinadas circunstancias. Bruxos e druidas usam encantamentos já existentes para exercer ações mágicas.


Neste mundo abandonado pelos feiticeiros á muito esquecidos surge um rapaz que contra tudo o que acredita exerce ações mágicas sem saber como, nem porquê. Será guiado numa viagem de autodescoberta, aventura e mistérios ate descobrir quem é e o seu lugar no mundo.


A 1º parte da historia já está acabada com aprox. 100 mil palavras que dará lugar a pelo menos mais outra parte com mais 150/200 mil palavras. Mas assim que acabei de escrever e voltei ao inicio dei por mim a dizer, "Mas o que é isto?". 


Atualmente encontro-me a editar tudo de novo tendo já concluído um quarto da história. Apesar de não deixar de sentir que editar baseando-me na minha opinião não é o mais correto.


Neste sentido venho aqui, tentar juntar-me a esta bela comunidade, na esperança que algum leitor se interesse pela história para ler e criticar. Eu poderia e tenciono disponibilizar-me para ler os conteúdos que aqui sejam presentes, mas apenas após concluir este projeto que se tem mostrado exaustivo. Smile


Obrigado a todos, e boas leituras!

Ricardo

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

 Beta Readers para conto Fantasia/Romântico - Veritax Empty Re: Beta Readers para conto Fantasia/Romântico - Veritax

Mensagem por Rosacrvx Qua Set 02, 2020 8:58 am

Olá!
Estás com sorte, tenho uma janela de tempo livre entre publicações. Posso comentar o teu livro, ou, para começar, o início.
Envia-me as primeiras 20 mil palavras (mais coisa menos coisa) dessa tal parte que já reviste. É o suficiente para conseguir perceber o que precisa de comentário, o género, o estilo de escrita, etc, etc. Depois, conforme a evolução, e se a história apelar o meu gosto pessoal, podemos falar do resto. (email [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
Por favor envia-me o documento em Word, de preferência RTF porque o meu Word é antigo. Digo isto para não enviares em PDF, porque eu vou fazer comentários no próprio documento e vou convertê-lo para Word à mesma. Se vier em PDF fica desconfigurado.
Para começar já o meu trabalho de beta reader, e não precisarei de to dizer, o enredo não parece muito original. Isto tem vantagens e desvantagens. A maior desvantagem é que alguns leitores já podem estar cansados do tema. A maior vantagem é que alguns outros leitores querem mais do mesmo. Eu acho que a originalidade está muito sobrevalorizada. Tal como na música, não gostamos mais de uma banda por ser original, mas por ir de encontro ao nosso gosto pessoal. Mas prepara-te para este comentário. Soa um bocadinho a Harry Potter no mundo de O Senhor dos Anéis, pelo que dizes aqui.
Também me parece, assim só de ler o que escreveste, que vampiros e lobisomens é uma grande misturada com os outros elementos. Será que depois consegues desenvolvê-los convenientemente a todos? Eis algo que um beta reader te pode dizer. Wink

Neste momento não tenho nenhum trabalho para beta reading, mas garanto-te que vou cobrar no futuro. Wink

Fico à espera. Envia-me as primeiras 20 mil palavras. Até breve!
Rosacrvx
Rosacrvx

Mensagens : 89
Data de inscrição : 03/11/2017
Localização : Lisboa

http://gotikka.blogspot.pt/

Ricardo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

 Beta Readers para conto Fantasia/Romântico - Veritax Empty Re: Beta Readers para conto Fantasia/Romântico - Veritax

Mensagem por Ricardo Qua Set 02, 2020 11:02 am

Rosacrvx escreveu:Olá!
Estás com sorte, tenho uma janela de tempo livre entre publicações. Posso comentar o teu livro, ou, para começar, o início.
Envia-me as primeiras 20 mil palavras (mais coisa menos coisa) dessa tal parte que já reviste. É o suficiente para conseguir perceber o que precisa de comentário, o género, o estilo de escrita, etc, etc. Depois, conforme a evolução, e se a história apelar o meu gosto pessoal, podemos falar do resto. (email [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])
Por favor envia-me o documento em Word, de preferência RTF porque o meu Word é antigo. Digo isto para não enviares em PDF, porque eu vou fazer comentários no próprio documento e vou convertê-lo para Word à mesma. Se vier em PDF fica desconfigurado.
Para começar já o meu trabalho de beta reader, e não precisarei de to dizer, o enredo não parece muito original. Isto tem vantagens e desvantagens. A maior desvantagem é que alguns leitores já podem estar cansados do tema. A maior vantagem é que alguns outros leitores querem mais do mesmo. Eu acho que a originalidade está muito sobrevalorizada. Tal como na música, não gostamos mais de uma banda por ser original, mas por ir de encontro ao nosso gosto pessoal. Mas prepara-te para este comentário. Soa um bocadinho a Harry Potter no mundo de O Senhor dos Anéis, pelo que dizes aqui.
Também me parece, assim só de ler o que escreveste, que vampiros e lobisomens é uma grande misturada com os outros elementos. Será que depois consegues desenvolvê-los convenientemente a todos? Eis algo que um beta reader te pode dizer. Wink

Neste momento não tenho nenhum trabalho para beta reading, mas garanto-te que vou cobrar no futuro. Wink

Fico à espera. Envia-me as primeiras 20 mil palavras. Até breve!

Olá Rosacrvx 

Antes de mais, muito obrigado pela resposta super-rápida. Vou agora enviar o que já editei Smile


Sobre o tema, sim eu sei que estou a entrar num mundo muito “batido”, mas esta foi a história que eu queria, a titulo pessoal. Apesar de ser exatamente isso, existe grandes diferenças que acabam por transpor de mundo. Em Harry-Potter existem milhares de feiticeiros, aqui existem seis e todos eles morreram. Bruxos e Druidas são “restos” do conhecimento que os feiticeiros deixaram. Em analogia os feiticeiros seriam algo como “o conhecimento perdido da civilização Atlante”. As criaturas mitológicas como tal são “criações”, dos feiticeiros de modo a proteger, atacar, guardar todo o seu tipo de espólio. Algumas correram melhor e outras piores (Estringes) Smile.
Em suma todas as questões que sempre coloquei, “Qual a diferença de um bruxo para um feiticeiro ou druida?”, “Porque é que a magia é acionada com palavras”, “De onde vêm os dragões”, a todas essas perguntas procurei sempre dar o maior e melhor sentido lógico.
Fico a torcer para que gostes então, obrigado e até breve.
 

Ricardo

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

 Beta Readers para conto Fantasia/Romântico - Veritax Empty Re: Beta Readers para conto Fantasia/Romântico - Veritax

Mensagem por Ricardo Sex Out 23, 2020 2:45 pm

Boa tarde venho apenas fechar o tópico, o manuscrito já foi avaliado o suficiente e seguirá a técnica atual de desenvolvimento.

Cumprimentos a todos e obrigado.

Ricardo

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

 Beta Readers para conto Fantasia/Romântico - Veritax Empty Re: Beta Readers para conto Fantasia/Romântico - Veritax

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos