Beta-readers de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Procura de beta-readers: Como usar o Fórum

Ir para baixo

Procura de beta-readers: Como usar o Fórum Empty Procura de beta-readers: Como usar o Fórum

Mensagem por Admin Sex Out 13, 2017 11:04 pm

Mas para que serve um beta-reader?

Um manuscrito deve ser sempre testado com um número reduzido de leitores, os chamados primeiros leitores ou beta-readers, antes de se tentar a sua publicação.

Beta-readers são uma amostra dos futuros leitores da obra e por isso oferecem uma visão sobre a mesma extremamente útil. E não… o melhor amigo, a mãe e o namorado não são bons beta-readers, porque gostam demasiado do autor e não lhe vão criticar a obra de forma objetiva.

Em geral, beta-readers são leitores e criticam o conteúdo da obra. Avaliam personagens e descrições, cenários e diálogos. Apreciam a criatividade, os pontos de vista e o encadeamento de ideias. Procuram buracos na intriga, coisas que não façam sentido e mostram que emoções sentem durante a leitura.

Ou seja, não é suposto um beta-reader corrigir gramática e ortografia e reescrever passagens do texto. Isso é o trabalho de um revisor de texto (um profissional que deverá também ser consultado antes da publicação da obra).

Neste fórum os escritores podem anunciar que procuram beta-readers para revisão da sua obra, partilhando os seguintes pontos:

1. Tipo de texto (poema, conto, livro, etc.)

2. Número aproximado de palavras

3. Género literário (ficção literária, romance, horror, mistério, fantasia, ficção-científica, etc.)

4. Descrição ou sinopse muito curta da história

5. Se pretendem ou não alguma correção de ortografia/gramática (relembramos que a principal função de um beta-reader é a revisão de conteúdo e não de escrita)

6. Se têm algum prazo para a revisão (por exemplo, precisam que o beta-reader reveja o texto durante o próximo mês).

7. Qualquer outro parâmetro que achem relevante

Os potenciais beta-readers devem responder ao comentário do escritor a avisar que estão interessados e se o escritor quiser, deverá entrar em contacto com o beta-reader por mensagem privada ou email. A troca de mensagens com a partilha da obra e comentários deverá fazer-se fora dos fóruns e por email pessoal, já não sendo da responsabilidade de Beta-readers de Portugal.

Relembramos que as obras estão legalmente protegidas por direito de autor (copyright) e pertencem exclusivamente ao seu criador (ver mais em Regras de utilização dos Fóruns)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 11/10/2017
Localização : Portugal

https://betareadersportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos